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BATE PAPO UNIBRASIL- A HISTÓRIA DA XV DE NOVEMBRO



Desenho de Simon Taylor.

Quem passa pela XV de Novembro se encanta com a quantidade de lojas, prédios históricos, artistas urbanos e a própria arquitetura local, há porém quem vá dizer que caminhar por essa mesma rua destinada a apenas pedestres é uma tormenta, com vendedores ambulantes, gritaria, falta de segurança e pessoas pedindo esmolas. 
O fato é, a XV de Novembro é uma extensa rua voltada apenas para as pessoas, que além, de servir como ligação do centro economico com o centro histórico é um local onde a arte e cultura tem a chance de ser vista e apreciada.
Porém o que poucos sabem é que  em 1972 quando Jaime Lerner, então prefeito de Curitiba decidiu fechar a rua para os carros, uma grande polêmica aconteceu, vários protestos foram feitos, comerciantes temiam ver seus negócios falidos e a cidade que outrora tentava parecer com Londres (enquanto Londres tentava mudar a si mesmo) viu uma grande reviravolta.
Apesar dos fortes protestos e criticas a prefeitura manteve a obra e em um simples fim de semana toda a rua fora asfaltada, arvores grandes foram plantadas e os jardins implantados , desde então, Curitiba tornou-se referencial por conta dessa obra pioneira, hoje é modelo para várias outras cidades.
Por isso, quando estiver passando pela XV de Novembro, pare e pense em como algo que é extremamente comum hoje foi motivo de tanto protestos anos atrás e analise também de todos os pontos positivos que aquela mudança pioneira trouxe para as gerações futuras (inclusive você leitor), quem sabe isso te ajude a interpretar melhor situações ao seu redor.

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